Contato
Fale conosco!

51 3541.6199 | 51 9999.0131
Taquara
Rua Federação, 2015
Bairro Centro
Riozinho
Av. André Brambilla, 114 | Sala 1
Bairro Centro
51 3541.6199 | 51 9999.0131
Rua Federação, 2015
Bairro Centro
Av. André Brambilla, 114 | Sala 1
Bairro Centro
Outro método para corrigir a má oclusão dentaria são os alinhadores, também conhecidos como alinhamento invisível do sorriso. Esses sistemas proporcionam sorrisos bonitos e saudáveis sem o desconforto de fios e brackets.
Com a ajuda de alinhadores removíveis e imperceptíveis, confeccionados à partir de modelos feitos em impressora 3D e obtidos através de um escaneamento, você ajusta seu sorriso gradativamente sem atrapalhar a fala.
Geralmente substituídos a cada 10 dias os alinhadores podem alinhar seus dentes até 3 vezes mais rápido que os aparelhos convencionais.
Pacientes que não tem boas noites de sono possuem uma maior dificuldade na recuperação de lesões e para descansar e relaxar, o que acaba refletindo negativamente em sua qualidade de vida.
O ronco é um alerta de que há algo errado acontecendo no organismo. Quando roncamos, gastamos mais energia para respirar e, em alguns casos, durante a apnéia do sono, o roncador até para de respirar algumas vezes. Em casos mais extremos, estes episódios ocorrem centenas de vezes em uma única noite. Além disso, a apnéia do sono aumenta os riscos de ataque cardíaco, depressão e diabetes.
Após a realização de uma avaliação detalhada, o profissional de saúde define o método de tratamento, bem como as condições para a colocação de aparelhos e o tipo de aparelho que será utilizado.
Câncer de boca ou de lábio, aftas, herpes (simples ou labial) e candidíase (sapinho) são algumas das lesões de boca mais comuns. Essas e outras doenças são causadas por diversos fatores como, por exemplo, o cigarro. Sem um correto diagnóstico pelo cirurgião dentista, bem como orientação ou tratamento, podem evoluir para sintomas muito mais doloridos ou doenças mais graves.
O exame e o diagnóstico feitos por um profissional faz toda a diferença quando se trata de saúde bucal, podendo evitar, controlar e curar essas enfermidades, proporcionando mais segurança e qualidade de vida aos pacientes.
Na consulta, além de uma limpeza, são realizados exames de palpação e observação dos tecidos, que podem revelar, além do que já foi citado, até mesmo linfomas e câncer de tireoide.
As Reabilitações são recuperações de prejuízos estéticos e funcionais com o auxílio de um ou mais procedimentos utilizados na Odontologia. É normalmente indicada para pacientes com perdas dentárias ou com longo tempo de problemas esqueléticos, causadores de prejuízos estéticos e/ou funcionais.
Reabilitações podem incluir procedimentos como: colocação de dentes, restaurações, restabelecer dimensões verticais perdidas ou devolver para o paciente estética e função. São indicadas, principalmente, para o restabelecimento da saúde bucal e estética do paciente.
A Odontologia Estética cuida da parte cosmética da face.
Ela traz melhorias visuais em diversos pontos e melhora, inclusive, a qualidade de vida do paciente com o aumento na autoestima proporcionado por um belo sorriso. Afinal de contas, não tratamos somente de sorrisos, tratamos de pessoas também.
Esse segmento conta com diversos procedimentos, como: clareamento dental, restaurações estéticas de resina na cor do dente, facetas de porcelana e lentes de contato dentais.
A técnica trabalha em conjunto com outras especialidades, que se complementam para atingir o objetivo pretendido. Um bom exemplo é a ligação da Odontologia Estética com a Periodontia para harmonizar a parte rosa e aparte branca da boca, resultando em um conjunto estético harmônico e equilibrado.
A Enxertia Óssea é uma opção para quem deseja colocar implantes e não possui uma região apropriada para recebê-los, normalmente por falta de tecido ósseo. A técnica consiste no aumento da altura e espessura do osso para possibilitar a instalação com segurança dos parafusos de próteses.
Também pode ser utilizada para fins estéticos, para corrigir a aparência do sorriso e do rosto do paciente.
O profissional Buco Maxilo Facial trata deformidades faciais congênitas e fraturas faciais em decorrência dos mais diversos traumas. Essa especialidade pode complementar a ortodontia em pacientes adultos com alterações funcionais esqueléticas como traumas de acidentes ou fissuras palatinas de nascença, por exemplo.
Também são tratados por essa especialidade: adultos descontentes com o seu perfil facial, que tenham queixo mais ou menos proeminente, lesões originadas de cânceres, mordida errada, dores e estalos na articulação têmporo-mandibular (ATM), dificuldade para respirar, apneia do sono, dentes retidos ou, até mesmo, uma simples extração de dentes do siso, entre outras.
Dependendo do procedimento, a recuperação é rápida e permite que a pessoa fale e se alimente sem grandes dificuldades logo após a operação.
Em situação de lesões de boca, poderão ser solicitados exames complementares, como biópsias, por exemplo. É sempre importante reforçar que a prevenção é de extrema importância para evitar o aparecimento das lesões. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e ter uma alimentação saudável, são alguns dos meios de prevenir o câncer de boca.
É a especialidade que cuida da “estética rosa” do sorriso, ou seja, da parte da gengiva. Podem ser realizadas cirurgias de contorno gengival, por exemplo, para harmonizar a estética rosa com a estética branca, bem como o tratamento da doença periodontal.
A doença periodontal caracteriza-se como um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico e de origem bacteriana, que afetam os tecidos que rodeiam os dentes. É a principal causadora da perda de dentes em adultos.
O sinal mais característico da doença é o sangramento das gengivas, mas também pode se apresentar como retrações ou inchaços na mesma.
Sua prevenção pode ser feita removendo a placa bacteriana por meio de limpeza bucal rotineira, com fio dental e escova, e também com limpezas profissionais das bolsas ao redor dos dentes, essas feitas pelo dentista.
A Endodontia é a especialidade que cuida da saúde interna do dente, lesões e doenças da polpa. Em suma, é o famoso e mais popularmente conhecido “tratamento de canal”.
Quando existem cáries profundas ou quando o dente sofre algum trauma, a polpa (nervo) pode sofrer inflamação irreversível ou necrose, fazendo-se necessário o tratamento Endodôntico (canal).
O tratamento endodôntico adequado, juntamente com uma posterior reconstrução, evita complicações e devolvem ao dente sua função mastigatória e estética.
Qualquer dentista está apto para realizar esse tratamento ortodôntico. Porém, a Endodontia é melhor conduzida por profissionais especializados na área que, com a ajuda de equipamentos apropriados e modernos, conseguem resolver quaisquer situações que possam ocorrer.
Outras complicações, como curvaturas ou calcificações, são diagnosticadas e tratadas com ajuda de equipamentos modernos e tecnologia avançada.
Uma vez que a parte sistêmica do paciente interfere no procedimento, deve ser investigado todo o histórico do mesmo a fim de evitar eventuais complicações no tratamento, causadas por curvaturas ou calcificações, por exemplo.
Consiste na inserção de implantes de titânio no osso mandibular ou maxilar, permitindo ao profissional adaptar uma prótese dentária com anatomia semelhante à do dente perdido. Apresenta um ótimo resultado final, muito mais satisfatório do que com outros tipos de próteses.
Após sua instalação, os Implantes Osseointegrados unem-se ao osso como uma raiz dentária artificial, substituindo a raiz dentária natural perdida. São bastante seguros e com um prognóstico bastante favorável, desde que não sejam submetidos a traumas ou maus cuidados.
Ao final do processo de instalação, se faz necessária uma manutenção periódica para garantir a integridade do implante, dos tecidos (ossos e gengiva) e também da prótese.
Na odontologia do esporte, é realizado um trabalho preventivo com atletas, sejam eles profissionais ou amadores. O processo consiste em investigar e acompanhar a influência da saúde bucal no desempenho dos esportistas. O tratamento é individualizado para cada paciente, sempre levando em consideração variáveis como a fisiologia única de cada pessoa, o tipo de esporte que a mesma pratica e as potenciais lesões ou doenças que podem ocorrer em decorrência da prática esportiva. Uma saúde bucal saudável, uma oclusão balanceada e alguns aparelhos podem potencializar o resultado do exercício ou do esporte praticado. Em alguns tipos de esportes de contato, inclusive, torna-se indispensável o uso de protetores bucais.
O profissional que atende esse segmento pode atuar tanto em caráter preventivo, conforme explicado anteriormente, como em situações de emergência, quando já ocorreu a lesão, traumas durante a prática de esportes, ou em caso de doenças bucais manifestadas.
Ortodontia é a especialidade que corrige a posição dos dentes com a utilização de aparelhos fixos ou removíveis.
Já a ortopedia funcional dos maxilares, como o próprio nome já diz, trata exclusivamente dos ossos na região maxilar. Geralmente aplicada durante a fase de crescimento quando criança. Após cessado o processo de crescimento, os ossos maxilares são tratados com cirurgia buco maxilo facial.
Essas especialidades odontológicas são de grande importância pois corrigem a posição dos dentes, ajustam a articulação dento-dentária, eliminam eventuais estresses aos músculos da mastigação (que podem causar dores de cabeça, lombares, no pescoço e nos ombros) e, é claro, deixam o sorriso mais bonito.
Apenas profissionais especializados na área poderão determinar a necessidade ou não de um tratamento ortodôntico. Analisando um histórico médico e dentário completo, exame clínico, modelos de gesso de seus dentes, fotografias intra e extra orais e radiografias específicas, o profissional poderá elaborar um plano de tratamento e decidir a conduta mais adequado, bem como o tempo estimado do mesmo.